segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Tipos de energia


Energia pode ser definida como: Combustível que permite a realização de um trabalho.



Alguns tipos de energia:
                      



Energia eólica
A energia do vento, faz rodar as lâminas de uma turbina, sendo assim recuperada sob a forma de energia mecânica no veio do rotor, que por sua vez é convertida em energia elétrica pelo gerador.
 



 
Energia mecânica
Quando uma força é aplicada sobre um corpo, fazendo com que ele se desloque no espaço, dizemos que essa força realizou um trabalho mecânico. Essa é uma forma comum de manifestação da energia, que denominamos energia mecânica.





Energia térmica
A queima ou combustão de um recurso natural - como a lenha ou o carvão - gera calor, que é também outra forma comum de manifestação da energia, chamada de energia térmica.




Energia geotérmica
A energia que flui do interior da Terra na forma de calor é a energia geotérmica. Ela se concentra nas rochas quentes e secas que se encontram em profundidades que variam de três a cinco quilômetros.


 

Energia radiante
Chamamos de energia radiante a energia emitida por radiações eletromagnéticas, como a luz e o calor do sol, as ondas de rádio e televisão, os raios X e as micro-ondas.





Energia nuclear
Quando o núcleo de um átomo pesado, como o de urânio, é dividido, parte da energia que ligava seus elementos é liberada em forma de calor. Denominamos essa energia de energia nuclear.




Energia química
Energia química é a energia liberada ou formada em uma reação química, como acontece nas pilhas e baterias.







As fontes de energia também podem ser classificadas em renováveis e não renováveis. O vídeo a seguir explica mais sobre essas classificações.



Fontes/Referências

Google Images
 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

3° Trimestre: Catapulta

        Como havia citado brevemente no post anterior, o nosso trabalho do terceiro trimestre será a construção de uma catapulta, e depois haverá uma competição entre os primeiros anos.

Catapulta

      As catapultas foram criadas como ferramentas de guerra, e eram usadas para lançar objetos à longa distância, ultrapassando muralhas e fossos. O nome catapulta originalmente do grego designa lançadores de pedras. De acordo com o conceito físico aplicado elas servem para liberar energia (transformam energia potencial elástica em energia cinética).
     As primeiras catapultas foram desenvolvidas por volta do século IV a.C. na Grécia. Na Europa, as primeiras catapultas apareceram na Grécia (400 a.C. - 300 a.C.). Ela foi inventada para ser usada como artilharia no campo de batalha ou durante cercos.
Ilustração mostra a catapulta usada na Idade Média
Durante a Idade Média as catapultas foram as primeiras armas usadas para guerra biológica, e Durante a guerra de trincheiras da Primeira Guerra Mundial, catapultas menores eram usadas para lançar granadas de mão por sobre a terra-de-ninguém até as trincheiras inimigas.

Catapulta francesa de granada utilizada na Primeira Guerra Mundial


Tipos de catapulta


                                  1. Tensão 
Esse tipo tem a sua energia apertada de um arco de madeira ou outro material. Estas são as primeiras a ser utilizadas, uma vez que a ideia vem do arco pessoal usado extensivamente desde arqueologia. Aumentando o seu tamanho, poderia lançar mísseis a distâncias cada vez maiores e mais pesados.




                                         2. Torção 
Essa catapulta é baseada em armazenamento de energia, para ser "torcida" um novelo de tendões de animais, crina de cavalo ou cabelo de mulheres (em situações extremas). Quando acionada, a energia armazenada pelo processo de torção libera uma quantidade de energia para lançar projéteis em distâncias consideráveis e ​​superiores a catapulta tensão.





                              3. Contrapeso
Essa é a mais eficiente em comparação com os dois anteriores, porque uma vez que "armado" não perde nenhuma "fugas" ou diminuição de energia (tal como no caso dos dois anteriores). Inclina seu tempo e espera o momento certo para atirar, sem reduzir a sua energia.






 As catapultas ainda podem ser classificadas em Trebuchet, Ballista e Mangonel. 

No vídeo abaixo, o menino usa uma catapulta trebuchet caseira para acertar a bola de basquete no alvo que está bem distante:

                                 



Na física
A catapulta é um mecanismo que funciona a partir do principio físico do momento de uma força. Através dela, é possível se arremessar um grande corpo com uma força relativamente pequena. Para isso, a força tem que ser aplicada a uma distância grande do ponto de rotação. Já o corpo a ser lançado deve estar a uma distancia pequena do ponto de rotação, para diminuir o momento da força peso por ele exercida.


__________________________

Para finalizar, fiquem com a música dos britânicos do Arctic Monkeys "Catapult"

                                
__________________________



Referências 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Catapulta
Google Images
http://catapultalgorit.blogspot.com.br/2010/10/1.html