quinta-feira, 26 de abril de 2012

Santos Dumont x irmãos Wright

Há uma polêmica sobre quem foi o verdadeiro autor da invenção do avião, envolvendo o brasileiro Alberto Santos Dumont e os irmãos estadunidenses Wilbur e Orville Wright. Aqui vai um resumo da biografia de Dumont e dos irmãos.

Irmãos Wright
Orville e Wilbur, respectivamente.

Orville nasceu em Dayton, uma cidade localizada no Estado americano de Ohio, no dia 19 de agosto de 1871 e morreu na mesma cidade em 30 de janeiro de 1948. Wilbur nasceu em Millville, estado de Nova Jérsei em 16 de Abril de 1867 e morreu também em Dayton, no dia 30 de Maio de 1912.  
Pioneiros da aviação norte-americana, os dois irmãos, que possuíam uma oficina de bicicletas, lançaram-se à construção de planadores. Segundo seu diário, voaram num aeroplano chamado "Flyer" a 17 de Dezembro de 1903, em Kitty Hawk, na Carolina do Norte. O diário registra três outros vôos com o mesmo aparelho, dos quais um de 59 segundos à velocidade de 50 km/h e um outro, a 5 de Outubro de 1905.


O primeiro voo em 17 de dezembro de 1903.

Os irmãos Wright tentaram vender sua aeronave ao Exército dos EUA; depois ao governo francês; e, posteriormente, a um grupo de industriais. Não obtiveram sucesso. Em 1907 foram à Europa, onde prosseguiram as negociações para a venda do invento. Somente em 1908 realizaram experiências públicas de vôo no Velho Mundo. Daí em diante, obtiveram grandes sucessos. O Exército norte-americano aceitou o avião em 1909 e, anos depois, os irmãos Wright passaram a ser considerados pelo governo dos EUA como inventores do aeroplano.
Os irmãos Wright não reclamaram para si somente a honra do primeiro avião ou do primeiro vôo, mas anexaram um rótulo qualificativo do seu Flyer no Instituto Smithsonian: "O avião original dos Irmãos Wright: a primeira máquina do mundo movida a energia, mais pesada que o ar, na qual o homem fez vôos livres, controlados e sustentados".

Santos Dumont


Alberto Santos Dumont, nasceu em Palmira, estado de Minas Gerais, em 20 de julho de 1873 e morreu no Guarujá, estado de São Paulo, em 23 de julho de 1932. Foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Além do avião, inventou o dirigível, o relógio de pulso, o hangar e o ultraleve.
Primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com impulso próprio, ele dedicou a vida à aviação. De espírito inquieto e obstinado, nunca desistiu de realizar seus projetos, apesar dos acidentes que sofreu. Idealista, não patenteou seus inventos, colocando-os à disposição de quem quisesse construí-los.
Mesmo nascido no Brasil, aos 19 anos foi para Paris, na França, estudar Física, Mecânica e Eletricidade. 
Em 1898, fez com Machuron, construtor do balão L'Oern, que realizou expedição ao Pólo Norte, seu primeiro vôo. No mesmo ano, levou ao ar seu primeiro projeto e o menor balão da época: o Balão Brasil. Em 20 de setembro de 1898, pela primeira vez na história da humanidade, decolou com um balão dirigível movido a petróleo.

O primeiro balão dirigível.
Voando sobre Paris e seus arredores, aperfeiçoou sua criação mais tarde nos dirigíveis.
Em 1901, com o dirigível número 6, contornou a Torre Eiffel (Paris, na França) e retornou à terra, sendo premiado por tal feito.
Em 1903, construiu o número 9: o mais popular, pois com ele Dumont visitou amigos, levou como passageiro o menino Clarkson Potter e ainda permitiu que a cubana Aida de Acosta o dirigisse.
Depois de construir os números 10, 11, 12 e 13, em julho de 1906, Dumont fez experiências com um novo veículo, um aparelho mais pesado que o ar, que passou a se chamar 14-Bis.
Após várias experiências, em 1906, fez um vôo de cerca de 50 metros conquistando a Taça Archdeacon; pela primeira vez um homem, num aparelho mais pesado que o ar, elevou-se do solo e tornou a descer utilizando apenas suas forças.

O famoso 14-Bis realizando seu voo.
Terminou suas construções com o mais versátil e prático aparelho aéreo, o popular "Demoiselle", considerado o modelo padrão para quase todos os aviões construídos a seguir.
Depois de passar temporadas em casas de saúde, por causa de depressão, gerada principalmente por ver o avião usado como arma de guerra, Dumont suicidou-se no Guarujá.
Hoje Santos Dumont é respeitado e lembrado em vários países com estátuas, principalmente na França onde Dumont viveu a maior parte de sua vida.
  •    Mas fica a questão: quem realmente criou o avião, Irmãos Wright ou Santos Dumont?
Para sabermos quem realmente inventou o avião, precisamos excluir todas as opiniões e influências políticas e culturais, baseando-se em fatos históricos concretos e questões mecânicas.
Podemos afirmar sem sombra de dúvidas, que o inventor do avião foi Santos Dumont, voando em 1906, em Paris, sob os olhos de milhares de testemunhas, por 220 metros pela primeira vez na história em um objeto mais pesado que o ar e completamente autônomo, capaz de levantar vôo e ser guiado de forma autônoma. Mas, os defensores dos Wright afirmam que esses argumentos dos brasileiros são um absurdo e que, antes de Dumont, os Wright já haviam executado vários vôos com sucesso. Vários dizem que a invenção dos irmãos Wright não pode ser considerada um avião porque não era capaz de levantar voo sozinha e nem mesmo de ser mantida no ar sem a ajuda dos ventos, além de seus feitos não terem sido comprovados e testemunhados pela imprensa e população.


Nova integrante

Entrou no grupo uma nova integrante, que saiu do grupo 3: Laura, n°20 e faz parte do comitê de ética.

Iniciação do trabalho

Hoje iniciamos o trabalho do segundo trimestre. O grupo deverá construir um aeromodelo que deverá ser lançado com o objetivo de ultrapassar o centro da quadra, onde ocorrerá a competição. Estamos muito ansiosos para começar esse projeto e esperamos dar o nosso melhor.